Teatro Ilusionista

“O Teatro Ilusionista não é sobre iludir, é sobre o despertar para as ilusões”

 

O Teatro Ilusionista criado por  Maicon Clenk é uma singular expressão artística que trás para cena o grande mistério do universo em espetáculos visuais e físicos, que integram histórias, ilusionismo e movimento, criando experiências que reconectam pessoas de todas as idades e nacionalidades a magia da vida.

 

O Mágico

No Teatro Ilusionista a diversidade se integra a arte mágica em espetáculos onde o mágico, como é popularmente conhecido, da lugar a histórias com outras inúmeras e distintas personagens, que podem ser interpretadas por atores, bailarinos e acrobatas,  em histórias onde tudo e todos podem fazer a magia acontecer.

Forma de expressão

Os diálogos dão lugar a comunicação corporal. O Teatro Ilusionista se expressa através de uma dramaturgia corporal e visual que não utiliza palavras, ou seja, UNIVERSAL, para todas as idades e nacionalidades. Cada obra possui uma partitura física que é executada fielmente pelos intérpretes e de forma integrada aos demais elementos cênicos e aos efeitos de ilusionismo.

Efeitos mágicos

No Teatro Ilusionista as técnicas de ilusionismo, as quais jamais são reveladas ao público, estão a serviço de uma história e integradas a outras formas de expressão artísticas.

Os temas

Os temas abordam o grande mistério que é o universo e trazem pontos de vista que instigam, para além da normalidade, o pensar e o sentir sobre o que é a realidade e o que está por trás dela. As histórias se passam, na maioria das vezes, em universos fantásticos que não se limitam a normalidade humana.

 

 

É tudo Ilusão?

“Há uma verdade mágica inquestionável orientando os fatos naturais, e ilusão e realidade são temas que instigam pessoas do mundo inteiro e fazem parte da vida, ou melhor, são a vida.

O termo “magia” é utilizado há milênios para representar tudo o que é inexplicável.  Não existem povos, por mais primitivos que sejam, sem magia. Primeiro criamos os mitos, nomeando de Deuses as forças superiores. Depois, buscamos respostas que vão da ciência ao Whatsap. Sonhar faz parte da natureza humana, pois, mesmo com uma suposta consciência, não sabemos quem somos, de onde viemos, onde estamos ou pra onde vamos. Vivemos muito mais no inexplicável. Somos e estamos imersos em um grande mistério.

Não sabemos o que é de fato a vida, um fluxo constante que se compõem em formas provisórias. Tudo se transforma o tempo todo, e você nunca mais será o que é neste instante. Temos a ilusão de que está tudo parado quando só há mudança. Cada observador tem uma percepção diferente, que não alcança ou acompanha o movimento do todo.

Nós não conseguimos decifrar as coisas e entender o grande mistério, então criamos realidades, que são diversas formas de tentar compreender o universo e se sentir mais seguro.

Como é possível se reconectar a magia?

A consciência de que tudo é ilusão nos desperta para a existência de várias perspectivas sobre um mesmo ponto. O meu trabalho é voltado pra quem está cansado de um mundo caótico, que é afetado pelo egoísmo e insensibilidade das pessoas e percebe que a vida é muito além das limitações impostas. É pra quem quer viver as maravilhas do grande mistério do universo e sabe o quão valiosas são as experiências e que elas serão levadas para sempre.

Desde criança eu sou um artista que mergulhou a fundo no estudo e prática de múltiplas artes, passando pelo teatro, mágica, marionetes, dança e circo pesquisando com conceituadas cias do Brasil, Europa e EUA.  Como autor, diretor coreógrafo e ilusionista dirigi mais de 5 mil artistas internacionais e criei obras que já foram assistidos por mais de 20 milhões de pessoas de todas as idades. Por 20 anos me dediquei a criação de uma linguagem que pudesse proporcionar alguma experiência para reconectar as pessoas a magia.

Eu percebi que o Ilusionismo é uma das ferramentas mais eficazes e universais para encantar e sensibilizar o público. A arte mágica pode levar a liberdade, inspirar, questionar a lógica, despertar outros pontos de vista sobre a normalidade, desafiar as leis da física conhecidas e desconhecidas, e apurar a sensibilidade em todos os níveis. Para mim, aquelas técnicas fascinantes e milenares poderiam se expandir para todo o espaço cênico e também expressar temas pertinentes e atuais. Eu sabia que era possível unir o fantástico do ilusionismo com a qualidade das grandes produções teatrais, a profundidade dramatúrgica, e a universalidade e potência da expressão corporal e visual.

Foi então que eu criei o “Teatro Ilusionista”, uma linguagem artística que inova a forma como o ilusionismo é apresentado, trás os mistérios do universo para a cena e cria experiências mágicas para um público universal. A arte transborda a vida, e o “Teatro Ilusionista” é um lugar seguro para viver o mais belo da magia. O Teatro ilusionista não é sobre iludir, é sobre despertar para as ilusões. É uma pausa a corrida pela sobrevivência.”

Maicon Clenk

Ilusionista e diretor-coreógrafo, criador do teatro ilusionista