CLENK

Maicon Clenk

Maicon Clenk é ilusionista e diretor coreógrafo, com uma consolidada carreira na criação de espetáculos originais. É autor da linguagem artística “Teatro Ilusionista” e suas obras já foram assistidas por mais de 20 milhões de pessoas ao vivo. Clenk reúne o melhor do ilusionismo lhe acrescentando uma estética particular que contém efeitos especiais, dramaturgia e movimento. Seus espetáculos se expressam através da linguagem corporal e visual, se comunicando com um público universal. Com formação multidisciplinar integra diversos gêneros artísticos como o teatro físico, a dança, a acrobacia e o ilusionismo para criação de mundos mágicos. Suas criações retratam universos fantásticos e desafiam as leis da física e a chamada realidade. 

 

Biografia

 

Aos oito anos de idade Clenk iniciou seus estudos em teatro e já criava truques de mágica, produzia e se apresentava como mágico e ator em eventos e teatros. Na adolescência já produzia, dirigia e coreografava grupos teatrais com centenas de participantes. Estudou artes performáticas, circo, clown e dança contemporânea e clássica, por mais de 12 anos, no Brasil e na Broadway. Especializou-se em dança teatro e teatro físico e pesquisou com renomados profissionais do Brasil, Estados Unidos, França, Japão, Itália, Espanha e Alemanha, entre eles o grupo Pilobolus e a Familie Floz. Profissionalizou-se como ilusionista, ator, bailarino, acrobata aéreo e em comunicação social, e atuou em mais de trinta premiados espetáculos e companhias do Brasil. Morou no Brasil, Estados Unidos e Espanha.

Entre suas principais atuações, em 2008 Clenk inaugurou o Mish Mash, a mostra oficial de arte performática do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país. Como acrobata aéreo foi solista em apresentações de gala da Confederação Brasileira de Ginástica. Foi criador de aberturas de grandes eventos para marcas multinacionais. Criou, dirigiu e coreografou espetáculos em parceria com algumas das maiores produtoras brasileiras. De 2009 a 2011, foi diretor artístico e de produção do parque temático Beto Carrero World, onde também criou, dirigiu e coreografou o espetáculo musical “O Sonho do Cowboy” (2010 – 2023) e “Blum” (2011). Em 2012 criou em parceria com o consagrado iluminador Peter Gasper o espaço Iporã Lenda Show na cidade de Foz do Iguaçu. Em 2013 foi indicado ao Troféu Gralha Azul como melhor ator do Estado do Paraná. Em 2016 Clenk criou a casa de espetáculos Burlesque Paris 6 em uma das mais famosas ruas de São Paulo, a qual abrigou o seu espetáculo BANQUETE (2017 – 2018). Em 2018 criou o musical especial de natal TORQUE (2018 – 2022), para o natal da cidade de Curitiba, já assistido por mais de 50 mil pessoas e que encerrou o festival nacional “Diversão Em Cena”. Em 2020 Clenk recebeu do Governo do Estado do Paraná o prêmio “Reconhecimento à Trajetória Artística”. Em 2022 foi diretor artístico da abertura do Festival de Teatro de Curitiba, um dos mais importantes do Brasil, em comemoração aos 30 anos do Festival.

Em 2005 fundou a Cia Maicon Clenk de Teatro Ilusionista com o objetivo de desenvolver espetáculos autorais de ilusionismo contemporâneo. Neste período Clenk já começava a integrar o ilusionismo tradicional a sua multidisciplinaridade artística, o que foi se consolidando ainda mais a cada ano. Esta nova expressão artística do ilusionismo foi nomeada por Clenk como “Teatro Ilusionista”.

Clenk cria, dirige e coreografa seus espetáculos de maneira integrada, criando da dramaturgia aos figurinos, cenários e efeitos de ilusionismo. Em algumas de suas obras também está em cena.

Com os espetáculos “O Grande Show de Mágica” (2005 – 2011) e “É Tudo Ilusão” (2012 – 2016) Clenk teve destaque realizando turnês por alguns dos principais teatros do Brasil como Teatro Guaíra – Curitiba, Teatro São Pedro – Porto Alegre, Espaço HSBC Brasil e Teatro Frei Caneca – São Paulo.

Entre as principais criações com a linguagem Teatro Ilusionista de Clenk se destaca o espetáculo “VIK – O Micro Espetáculo” (2019 – 2022), o primeiro solo do mundo interpretado por uma atriz com nanismo e ganhador dos Troféus Gralha Azul como melhor espetáculo e melhor atriz, e ainda indicações por melhor direção, dramaturgia, figurino e iluminação. O espetáculo realizou turnê nacional com temporadas em importantes teatros como o Teatro Guaíra em Curitiba e Teatro Alfa em São Paulo e participou do “Festival Artes Sem Barreiras” promovido pela Prefeitura de São Paulo.

Com “POLARIS” (2023), o espetáculo de teatro ilusionista no globo de cristal gigante, conquistou dois recordes brasileiros como o primeiro espetáculo realizado dentro de um globo e maior globo do Brasil, e recebeu o troféu ABRASCE como melhor evento do Brasil. Polaris realizou turnê por alguns principais teatros do Brasil e já foi assistido por 70 mil pessoas.

Maicon Clenk ganhou reconhecimento nacional nos principais veículos da TV brasileira, com trabalhos em programas como o Tudo É Possível, Eliana e Domingão do Faustão. Esteve entre os maiores ilusionistas do mundo na série de TV “Mestres do Ilusionismo”.

Clenk já dirigiu e coreografou processos criativos que somam mais de cinco mil artistas de diferentes nacionalidades. Ele reúne o melhor do ilusionismo lhe acrescentando uma estética particular que contém efeitos especiais, dramaturgia e movimento. Seus espetáculos se expressam através da linguagem corporal e visual, se comunicando com um público universal e de todas as idades. Suas obras materializam universos fantásticos, desafiam as leis da física e a chamada realidade.